terça-feira, 30 de abril de 2013

Petrobras: produção de petróleo tem queda de 2,8% em março


A produção de petróleo da Petrobras no Brasil caiu 2,8% em março, atingindo a média de 2,247 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), em comparação a fevereiro. A informação foi divulgada pela Agência Petrobras na noite da última sexta-feira (26), após o anúncio dos resultados do primeiro trimestre, que foram fortemente afetados pela baixa na produção, em função de paradas para manutenção das plataformas.
A produção exclusiva de petróleo (óleo mais Líquido de Gás Natural - LGN) em março foi de 1,8 milhão de barris por dia (bpd), resultado 3,8% inferior ao alcançado em fevereiro. Somado à parcela operada pela empresa no país, para seus parceiros, esse volume chega a 1,9 milhão bpd.
No relatório dos resultados, a Petrobras reafirmou que a produção de óleo e gás natural no Brasil em 2013 deve ficar estável em relação a 2012, tendo menor patamar no primeiro semestre pela concentração de paradas para manutenção.
"A queda do volume produzido decorreu, principalmente, de paradas programadas em plataformas da Bacia de Campos: P-9, PCE-1 e FPSO-Espírito Santo (Parque das Conchas, operado pela Shell) e da continuação da parada programada da P-54, iniciada no dia 27 de fevereiro, mas com maior impacto em março", disse a estatal em comunicado.
Essa diferença de volume foi parcialmente reduzida pela continuidade do ramp up (crescimento da produção) do FPSO Cidade de Itajaí, em Baúna, e do FPSO Cidade de Anchieta, em Baleia Azul.
A produção total informada à ANP foi de 8.855.334,25 m³ de óleo e 2.306.060,508 mil m³ de gás em março de 2013. Essa produção corresponde à produção total das concessões em que a Petrobras atua como operadora. Não estão incluídos os volumes do Xisto, LGN e produção de parceiros onde a Petrobras não é operadora.
Produção de gás natural
A produção de gás natural - sem liquefeito - dos campos da companhia no Brasil alcançou 63,6 milhões metros cúbicos, indicando um aumento de 1,2% na comparação com fevereiro. A produção total de gás no país, incluída a parte operada pela empresa para seus parceiros, foi de 70,6 milhões metros cúbicos por dia.
Produção no exterior
A produção total no exterior foi de 239,4 mil boed, correspondendo a uma redução de 1% em relação ao mês de fevereiro. Desse total, foram produzidos cerca de 148 mil barris diários de petróleo, com uma diminuição de 0,8% na comparação com o mês anterior.
A produção internacional de gás natural chegou a 15 milhões 547 mil metros cúbicos/dia, 1,4% abaixo do volume produzido em fevereiro. A queda da produção decorreu da diminuição da demanda pelo gás boliviano.

Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...