terça-feira, 30 de abril de 2013

Paradas programadas serão menores no segundo semestre, diz Fomigli



As paradas programadas da Petrobras devem permanecer no 2º trimestre em linha com o 1º, segundo informou nesta segunda-feira (29) o diretor de Exploração e Produção da estatal, José Formigli. A boa notícia é que para o segundo semestre elas devem diminuir, aumentando o volume de produção de petróleo e gás da petrolífera esperado pelos investidores.
A queda de 4% da produção de óleo e LGN no 1º trimestre, em relação ao 4º trimestre, com redução de 70 mil barris por dia, foi justificada pela estatal principalmente em função das paradas programadas no período, a finalização de Sistemas de Produção Antecipada (SPAs)  e de testes de longa duração (TLDs) das SS-11. P-34 e Oliva, além de problemas operacionais.
Segundo Fomigli foram seis paradas programadas mais significativas nos três primeiros meses de 2013: nas  P-9, P-54, P-37, P-33. P-53, em Anchova e na FPSO Espírito Santo, no Parque das Conchas. Ele destacou que a P-34 é uma alternativa para fazer as TLDs no Parque das Doces e em projetos de águas profundas no Sergipe.
Segundo a estatal a meta de produção para 2013 está mantida. A Petrobras informou ainda que a partir de julho a produção crescerá de forma sustentada.
Eficiência operacional
Apesar da queda de produção, a estatal aumentou a eficiência operacional de 66% para 74% em março deste ano, ganho de  14 mil de barris por dia com o Programa de Recuperação da Eficiência Operacional da Bacia de Campos (Proef). As ações mais expressivas foram nos campos de Marlim, Albacora, Marlim Sul, Barracuda e Caratinga.
A expectativa para 2013 é alcançar 76,4% com ganho de 26 mil barris/ dia . O dispêndio total do programa foi de US$ 1 bilhão até fevereiro.

Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...