sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Vale vende fatia em bloco de óleo e gás para Statoil



A Vale anunciou venda de 25% da concessão BM-ES-22A, na Bacia do Espírito Santo, à subsiduária brasileira da Statoil, empresa estatal de petróleo e gás da Noruega. O negócio foi fechado por US$ 40 milhões, a serem pagos à vista. No começo de dezembro o presidente da Vale, Murilo Ferreira, disse que a companhia iria anunciar a venda de parte de seus ativos de petróleo. A expectativa é que ainda esta semana anuncie a venda de mais uma concessão de óleo e gás.
Após a queda do preço do minério de ferro, seu principal produto, a venda de ativos faz parte da estratégia da companhia de desinvestimento para garantir caixa para os investimentos prioritários listados no plano de investimentos de 2013.
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a mineradora informou que a venda isenta a companhia de investimentos na ordem de US$ 80 milhões até o fim do ano que vem.
Blocos 
Ao todo, a Vale é proprietária de 19 blocos exploratórios de óleo e gás em quatro bacias petrolíferas do Brasil, desde 2008, na gestão Roger Agnelli. O plano da companhia era diversificar nessa área. A partir de 2008, a Vale perfurou 14 poços, que resultaram em cinco descobertas nas Bacias de Santos e Espírito Santo, ainda em fase de avaliação de reservas.
Desde o ano passado, Ferreira deu início a um processo de revisão desses ativos, entre outros, para se desfazer de parte deles. Para isto contratou no primeiro semestre dois bancos de investimento: o americano CitiBank e o Scotia Bank, do Canadá.
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...