quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Complexo de Barra com 110m de píer


Com a instalação de vigas pré-moldadas, as obras de construção do píer do Complexo Logístico Farol-Barra do Furado, entre os municípios de Campos e Quissamã, avançará 110 metros para dentro do mar. Segundo o secretário de Obras e Urbanismo de Campos, Edílson Peixoto, os operários estão fazendo o cais e cravando as estacas no mar. Segundo ele, o embarcadouro vai servir de base para o sistema de sand by pass (estrutura para transpasse de sedimentos) e, após a conclusão desta etapa de transporte de areia, será iniciada a dragagem.
De acordo com o engenheiro civil e fiscal da obra pela PCE, Oswaldo Maciel, das 76 estacas previstas na construção do píer, que possui 350 metros de extensão, 66 já foram cravadas, o que representa que 86% dos trabalhos de cravação de estacas já foram concluídos.
Além do píer, também está em fase de construção a Casa de Bombas para operação do sistema sand by pass. “É o local destinado a abrigar as bombas que farão a operação do sand by pass”, disse Oswaldo, acrescentando que, na Casa de Bombas, está sendo feita a concretagem da terceira laje e assentamento de paredes com bloco de concreto não-estrutural.
A próxima fase, prevista para 2013, inclui os molhes e a dragagem. A obra está sendo executada pelo consórcio formado pelas empresas Odebrecht, OAS e Queiróz Galvão. Ao todo, serão investidos R$ 166 milhões de recursos públicos  para a dragagem, viabilização do by-pass e estabilização da embocadura, o que permitirá o tráfego de embarcações. Deste investimento, Campos ficou responsável por 70% dos recursos e Quissamã, por 30%.
Fonte: ODIÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...