segunda-feira, 16 de julho de 2012

Petroleiros podem entrar em greve


Como até o momento a Federação Única dos Petroleiros (FUP) não recebeu nenhuma proposta da Petrobras sobre o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), os petroleiros já começam a se mobilizar para entrar em greve a partir do dia 20 de julho. De hoje até o dia 19, serão realizadas assembleias em todo o Brasil para discutir a situação e propor a greve por tempo indeterminado da FUP e dos sindicatos.


Segundo a FUP, os estados da Bahia e do Rio Grande do Norte já iniciaram as movimentações para avaliar a paralisação. “Os trabalhadores estão aprovando por ampla maioria a greve”, afirmou a Federação em nota divulgada pela Agência Estado. Além disso, entidade também destacou que alguns trabalhadores estão atrasando o início do expediente como forma de manifestação.

O objetivo da Federação Única dos Petroleiros é que a Petrobras reajuste o valor do PLR 2011 em 2,3% em relação ao ano anterior. Por outro lado, a Petrobras afirma que o lucro líquido da empresa caiu 7,8% de 2010 para 2011. Sendo assim, os recursos destinados ao PLR têm o mesmo percentual de redução, já que são proporcionais ou lucro da estatal.

Negociação

Na segunda-feira (09), a Petrobras confirmou que não iria fazer reajustes no pagamento da PLR 2011. Em resposta à estatal, os petroleiros promoveram uma paralisação de aproximadamente duas horas no expediente.

Com intuito de chegar a um acordo sobre o valor da PLR 2011, representantes da FUP se reuniram, na quarta-feira (11), com a Presidente das Petrobras, Maria das Graças Foster, e com o diretor Corporativo e de Serviços, José Eduardo Dutra. De acordo com a Federação, Graça Foster e Dutra se comprometeram a reavaliar os valores atuais e apresentar uma contraproposta.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...