segunda-feira, 16 de julho de 2012

Petrobras reajusta preço do diesel em 6% nas refinarias


A Petrobras vai reajustar em 6% o preço do diesel nas refinarias a partir da próxima segunda-feira (16), de acordo com a nota oficial enviada à imprensa. A expectativa é de que o preço final repassado ao consumidor tenha um aumento de 4% no valor final do combustível no Rio de Janeiro e de 4,6% em São Paulo.  Esta é a primeira vez, desde maio de 2008, que o aumento dos preços do diesel nas refinarias será encaminhado para os consumidores.


No mês passado, o governo aprovou um reajuste de 7,83% para a gasolina e de 3,94% para o diesel, mas zerou a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), para a alta não refletir nos preços da venda e da inflação. Desta forma, os valores reajustados não impactaram os consumidores.

O preço do diesel sobre o qual incide o reajuste anunciado não inclui os tributos federais PIS/COFINS e CIDE, e também o tributo estadual ICMS. O mesmo foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.  

O diesel é o produto com maior participação no faturamento da Petrobras, com aproximadamente 27%, segundo a corretora Planner. O combustível também possuiu o percentual de defasagem mais elevado dentro da estatal. “A defasagem do diesel é o grande problema da Petrobras, maior mesmo que o problema da gasolina. A economia do Brasil é movida a diesel", afirmou o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, ao Jornal do Commercio.


Fontes: J.Commercio e O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...