segunda-feira, 16 de julho de 2012

Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo na Bacia do Espírito Santo


A Petrobras divulgou uma nova descoberta de acumulação de petróleo no pós-sal da Bacia do Espírito Santo, na concessão do BM-ES-24 (Bloco ES-M-661), localizado a 58 quilômetros da cidade de Vitória. A estatal é a operadora do consórcio, com 70% de participação, para a exploração da concessão em parceria com a empresa IBV Brasil, que detém os 30% restantes.


A descoberta sucedeu durante a perfuração do poço intitulado de Grana Padano, a 64 quilômetros do Campo de Golfinho, em profundidade d'água de 1.208 metros. De acordo com as informações da Petrobras, a descoberta foi confirmada após a resposta do detector de gás e da perfilagem realizada em reservatórios localizados em profundidade de 2008 metros. O tipo de óleo encontrado é pesado, com 15 graus API.

Em nota a imprensa, a Petrobras informou que “o consórcio dará continuidade às atividades no bloco, e pretende enviar à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) uma proposta de Plano de Avaliação com a finalidade de delimitar a acumulação descoberta, bem como estimar volumes e produtividade do reservatório”.

Outras descobertas

A Petrobras também já descobriu petróleo, em junho de 2011, nos reservatórios do Cretáceo , localizado na Bacia do Espírito Santo. A descoberta foi revelada através da perfuração do poço 1-BRSA-926D-ESS (1-ESS-205D), denominado como Brigadeiro, em profundidade de água de 1900 metros, localizado na área de Concessão BM-ES-23, bloco ES-M-525, a 115 km da costa do Estado do Espírito Santo.

Em abril deste ano, a Petrobras anunciou uma nova descoberta no norte do campo de Lula, no bloco BM-S-42, localizado na Bacia de Santos, ou seja, fora dos limites das primeiras descobertas. O poço, denominado de Dolomita Sul, está a 1.747 metros de profundidade e a 177 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro. A Petrobras é a única operadora deste poço.

No mês de junho deste ano, a Petrobras Argentina divulgou uma descoberta de um poço de petróleo e gás natural na área de concessão de exploração conhecida como Estancia Agua Fresca, localizada na província de Santa Cruz, na região da Patagônia. O poço tem uma jazida com produção para aproximadamente 3 mil barris de petróleo por dia e 90 mil metros cúbicos de gás natural. A empresa é a operadora do consórcio em parceira com a General de Combustibles, ambas possuem 50% de participação no bloco.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...