quarta-feira, 11 de julho de 2012

Petrobras não irá refazer proposta de PLR aos petroleiros


A Petrobras confirmou ontem (09), em comunicado à Agência Estado, que não pretende apresentar novas propostas às entidades sindicais em relação ao pagamento de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2011. Em resposta à estatal, os funcionários promoveram uma paralisação de aproximadamente duas horas, para protestar contra a proposta apresentada. Segundo o coordenador-geral da FUP, João Antônio de Moraes, participaram da movimentação de 10 mil a 15 mil trabalhadores.



"O objetivo é esclarecer dados e buscar entendimentos sobre a PLR 2011. A empresa não deverá apresentar nova proposta nestas reuniões", destacou a companhia. Antecipando-se sobre o não reajuste da PLR, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou, na semana passada, que a Petrobras não apresentaria uma nova proposta aos petroleiros.

Em nota divulgada à imprensa, a FUP informou que cobrou uma reunião com a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, para discutir a reivindicação dos trabalhadores. A Federação e seus sindicatos estabeleceram prazo até quinta-feira (12) para que a empresa se posicione.

A entidade sindical criticou a Petrobras e ressaltou que a estatal fez uma proposta 15,73% inferior ao piso estipulado da PLR do exercício de 2010. A Petrobras negou em nota oficial o porcentual relatado pela FUP. "A companhia informa que o lucro líquido da empresa teve uma queda de 7,8% de 2010 para 2011, e o montante de recursos destinado ao pagamento da PLR é proporcional a esse resultado, com o mesmo porcentual de redução", afirmou a estatal.

Os petroleiros pretendem realizar assembleias entre os dias 13 e 19, para discutir a proposta apresentada pela Petrobras. Caso a reivindicação não atenda as melhorias solicitadas pelos funcionários, os mesmos ameaçam iniciar uma greve geral a partir do dia 20 deste mês.



Fonte: Agência Estado e Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...