quarta-feira, 11 de julho de 2012

BNDES usa verba do Tesouro para financiar grandes empresas


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está aplicando a maior parte dos recursos que recebeu do Tesouro para financiar grandes empresas, tais como Petrobras e Vale. O valor total repassado pelo Tesouro foi de R$ 240 bilhões, deste montante, 64% foram utilizados em projetos empresariais. Os dados são do relatório trimestral produzido pelo BNDES, o qual foi encaminhado ao Congresso.


A verba repassada pelo governo ao BNDES é subsidiada pelo contribuinte, pois os juros cobrados pela instituição financeira das empresas são inferiores às taxas efetuadas do Tesouro para conseguir estes recursos no mercado. Segundo pesquisa realizada pelo governo e enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU), o custo total do subsídio girou em torno de R$ 23 bilhões - somente no ano passado.

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o diretor do Instituto de Economia da Unicamp, Fernando Sarti, acredita que o subsídio é importante para financiar os investimentos das potências empresariais, apesar de ser uma atividade de risco. “Não é porque grandes empresas recebem recursos, que as pequenas ficam de fora”, disse Sarti. Com o repasse do Tesouro, o BNDES incentivou 666.561 projetos, sendo que 62% do valor total foram destinados a pequenas e médias empresas.

O BNDES afirmou em nota oficial enviada ao jornal Estado de São Paulo, que o comportamento dos desembolsos de recursos oriundos do Tesouro é semelhante aos dados gerais dos bancos. De acordo com a informação, o BNDES relatou que a participação de micro, pequenas e médias empresas é equivalente a 36% dos investimentos, registrando a maior representatividade da história.

A indústria da transformação (transforma matéria prima em um produto final) recebeu a maior parte dos investimentos do Tesouro, cerca de 40%. O setor de infraestrutura alcançou aproximadamente 37%.


Fonte: Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...