quarta-feira, 25 de julho de 2012

1ª fase do Comperj tem nova data, afirma Petrobras


Na última sexta-feira (20), a Petrobras anunciou uma nova data para a primeira fase (trem) do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Agora, a construção da primeira etapa deve terminar em abril de 2015, enquanto o segundo trem deve entrar em operação em janeiro de 2018.


O anuncio foi feito após o encontro que aconteceu no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, entre a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. “De nossa parte, tudo será feito para que o Comperj, na sua totalidade, seja mais um empreendimento bem-sucedido”, disse Foster em nota divulgada pela Petrobras.

Em nota à imprensa, Graça Foster também afirmou que todas as refinarias são igualmente importantes para a Petrobras. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, na reunião “ficou acertado que Petrobras e governo do Rio de Janeiro atuarão para solucionar questões pendentes do projeto, que aguardam providências da empresa e decisões do Estado. É o caso do licenciamento ambiental do emissário e dos oleodutos de suprimento de petróleo e do escoamento de derivados do Complexo, bem como da travessia do rio Guaxindiba”.

Ainda de acordo com a publicação, a reunião entre a presidente da Petrobras e Sérgio Cabral durou mais de duas horas. Estiveram presentes no encontro, os diretores da estatal e os gerentes executivos das áreas de Estratégia e Refino, além do vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza Pezão, e os secretários do Estado.

A Petrobras informou que o Comperj em sua primeira fase terá capacidade de produção estimada em 165 mil barris de petróleo por dia, abastecendo o mercado com óleo diesel 10 ppm (42,9% da produção), nafta petroquímica (22%), querosene de aviação (16%), coque (10%), GLP (5,5%) e óleo combustível (4,1%).

"O segundo trem de refino do Comperj encontra-se em Fase de Avaliação e será idêntico às refinarias Premium I (MA) e Premium II (CE), com capacidade de processar 300 mil barris de petróleo por dia, e sua operação deve ser iniciada em janeiro de 2018", afirmou Graça Foster.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...