quarta-feira, 25 de julho de 2012

Brasil ocupa 8ª posição em geração de energia renovável


O Brasil está em oitavo lugar no ranking dos 23 países do mundo que mais adotam políticas de incentivos à geração de energia renovável, segundo pesquisa realizada pela KPMG Internacional. De acordo com o relatório, o país possui quatro políticas, sendo relacionados com os 12 tipos de contribuições concedidas, divididas em três categorias: políticas regulatórias; incentivos fiscais; e financiamento público.



O relatório traz a lista dos países que mais oferecem incentivos para investimentos em energia renovável e detalhes sobre os incentivos implantados por eles. Entre as políticas apresentadas estão: feed-in-tariff (mecanismo de estímulo à produção de energia renovável); cota obrigatória de concessionária de energia elétrica; medição da rede; redução de impostos, pagamento de energia ou geração de créditos fiscais; investimentos públicos, empréstimos e financiamentos; e licitações públicas, entre outras.

Atualmente, estima-se que 96 países já têm algum tipo de meta ou política de promoção da geração de energia renovável. Mais da metade desses países é de economia emergente. O relatório apontou que, no primeiro semestre de 2012, a incerteza econômica e as políticas de alguns governos levaram à redução de incentivos para geração de energia limpa em vários países, especialmente na União Europeia.

No entanto, a regulamentação que visa à redução das emissões de gás carbono e à segurança energética permaneceu e os governos continuam a oferecer uma grande variedade de incentivos fiscais e de apoio aos investimentos em energia. O relatório afirma ainda que, no Brasil, os novos investimentos tiveram queda de 5%, chegando a US$ 7 bilhões em 2010.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...