quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rio+20 começou nesta quarta (13) no Riocentro


Começou ontem (13), a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada no Riocentro, no estado do Rio de Janeiro. O evento que ocorre 20 anos depois da Rio 92, vai reunir mais de 120 chefes de Estado, para debaterem as propostas levantadas sobre o desenvolvimento econômico, à proteção ao meio ambiente e à inclusão social.


No período de quarta (13) a sexta-feira (15), acontece a “Reunião do Comitê Preparatório da Rio+20”, onde serão realizadas as últimas negociações sobre o “atrasado” documento final, o qual será apresentado aos chefes de governo. Já nos dias 16 e 19, o governo brasileiro organiza as mesas de debate sobre temas ligados à sustentabilidade, nos chamados “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”. E, a fase mais esperada do evento, denominada de “Segmento de Alto Nível”, acontece dos dias 20 a 22 de junho, quando os presidentes e líderes de governos internacionais chegam para a decisão final da Rio+20.

A presidente Dilma Rousseff, também inaugurou o “Pavilhão Brasil”, instalado no Parque dos Atletas, em frente ao Riocentro. O local será sede de exposições, shows e seminários sobre desenvolvimento sustentável.

O secretário-geral da Rio+20, embaixador Sha Zukang, afirmou estar otimista referente aos resultados que devem ser atingidos no encontro das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. "Hoje começa o primeiro momento dessa maratona da Rio+20. Ainda é preciso fazer ajustes finos nas negociações", disse Sha Zukang em coletiva à imprensa ontem (13) no Riocentro.

Mas, como nada é perfeito e estamos no Brasil, os estandes montados para fazerem propaganda de cada país, estão atrasados na montagem de suas estruturas. Até o momento, apenas alguns países conseguem aproveitar a oportunidade de apresentar aos 50 mil representantes de delegações - que devem passar pelo Riocentro até o final da conferência - suas culturas, projetos e reivindicações.

De acordo com as últimas informações, o Comitê Nacional de Organização da Rio+20, realizou ontem (13), às 18h30, uma cerimônia de abertura que contou com as presenças dos ministros Antônio Patriota, das Relações Exteriores, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente.

Apesar dos pedidos incansáveis do secretário-geral da ONU Ban Ki-Moon, vários líderes mundiais não estarão presentes no evento, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron.

Eventos paralelos a Rio+20

Outros eventos e mesas de debates devem acontecer em diversos locais do Rio de Janeiro. O Riocentro, sede oficial da Conferência, abrigará toda a estrutura do evento. A Cúpula dos Povos, organizada por entidades da sociedade civil críticas à agenda oficial da Rio+20, será realizada no Aterro do Flamengo.

No Forte de Copacabana, a Exposição Humanidade 2012 traz uma mostra gratuita e aberta ao público, da diretora e cenógrafa Bia Lessa sobre os temas da Rio+20. O local também será palco de debates no TEDx e C40, que reúne prefeitos das maiores cidades do mundo.

O hotel Windsor Barra, receberá durante os dias 15 a 19, empresários vindos de toda parte do mundo, que se reunirão no "Fórum sobre Sustentabilidade Global", para debaterem “as maneiras de impulsionar empresas levando em conta os quesitos de proteção ambiental”.

A PUC-Rio, preparou uma intensa agenda de atividades durante todo o primeiro Rio+20, reunindo em palestras estudantes, professores e a sociedade civil no “Fórum de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável”.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...