quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pré-sal estimula estudo de Geologia no Brasil


Cada vez mais indispensável na indústria petrolífera, a Geologia vem se firmando como uma das estruturas mais importantes no escopo desse setor. Afinal, com a tecnologia direcionando seus equipamentos para limites mais profundos e complexos, cabe aos geólogos analisarem e darem o aval para a exploração de estruturas rochosas extremamente valiosas. Nesse cenário, o mercado de Óleo & Gás comemora nesta quarta-feira (30/05) o Dia do Geólogo, reconhecendo seu trabalho no progresso da extração mineral nacional.

No setor petrolífero, o traço marcante da atuação diária do geólogo é a diversidade, dizem os especialistas na área. “Um profissional pode fazer trabalhos de campo, trabalhando desde a aquisição de dados até a interpretação dos mesmos. Há geólogos atuando também na área econômica, com a viabilidade de uma bacia ou um campo”, explica Aristóteles de Moraes Rios Netto, Coordenador da Graduação do curso de Geologia da UFRJ.

Com a descoberta, e o consequente desenvolvimento do pré-sal, a Geologia ganhou um impulso, a reboque das excelentes expectativas de produção dessa fronteira petrolífera. Segundo o Ministério do Trabalho, o ramo de petróleo desta área do conhecimento é o mais procurado. Já no Norte, especificamente no Pará, a mineração emprega mais geólogos.

Em evento realizado ontem, a presidente da Petrobras, Graça Foster, disse que admitiu 14% dos geólogos e 76% dos geofísicos formados no Brasil entre 2008 e 2010, sendo que 56% dos geólogos e 58% dos geofísicos estão empregados há menos de nove anos na Companhia. “São estes profissionais que sustentam o desafio do crescimento futuro”, destacou.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...