sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Sindipetro-NF denuncia novas ocorrências com helicópteros

O Sindipetro-NF voltou a denunciar problemas e incidentes com aeronaves que transportam os trabalhadores para as plataformas.

De acordo com o presidente do sindicato, José Maria Rangel, a mais de um ano forma feitas várias reclamações de que a demanda de vôos estaria acima do suporte que as empresas oferecem atualmente e requerem um maior número de vôos e uma manutenção mais criteriosa das aeronaves.

Outra reivindicação da classe é que as empresas que atuam no transporte dos trabalhadores possam contar com mais pontos de apoio já que o de Farol e o aeroporto de Macaé que administrado pela Infraero atende a outros vôos, já estariam saturados.

“O setor tem expandido e é urgente que as petrolíferas tenham outro ponto de apoio para embarque e desembarque, disse José Maria que revelou ainda que no final de novembro foi feita uma reunião com o representante pelo transporte aéreo da Petrobras, que prometeu soluções ainda para o final deste ano, o que a categoria não acredita que aconteça.

“O aeroporto de Farol tem previsão para ser entregue em 2014, mas o projeto era pra 2010 e até hoje não teve nem o lançamento da pedra fundamental. O aeroporto de Cabo Frio também segue em obras muito modestas. Por outro lado as ações do sindicato promoveram algumas mudanças e hoje, a qualquer alarme a tripulação das aeronaves é obrigada a retornar com os passageiros ao ponto mais próximo,” revelou o presidente do sindicato que esclareceu que anteriormente, como os vôos fretados eram pagos mediante ao desembarque dos trabalhadores, os tripulantes seguiam viagem para garantir o recebimento, ignorando o perigo eminente.

DENÚNCIAS DO SINDIPETRO
Conforme publicado no site do Sindipetro-NF, um grupo de 18 petroleiros que desembarcavam da P-27 teve que descer em PPG-1 em razão de problemas com o helicóptero prefixo PLL, da Aeróleo, que apresentou vibração.

Como o heliponto ficou ocupado pelo helicóptero com defeito, os trabalhadores foram depois transferidos por uma cesta para um navio de mergulho e pegaram outro voo. 

Na semana passada, quatro aeronaves da Sênior (prefixos SED, SEE, MKE e SEH) não puderam voar por estarem com os certificados do GPS vencidos. De acordo com a Petrobrás, os novos cartões com a atualização das informações de GPS haviam sido solicitados pela empresa aérea, mas houve atraso no envio.

As aeronaves estavam atuando há tempos sem atualização do GPS e a Petrobrás demorou para identificar o problema, na última quarta-feira. Somente após cobrança da companhia, a Sênior apresentou as suas justificativas e retirou os helicópteros de operação.

Ainda assim, a Petrobrás disse ao Sindipetro-NF que não houve risco para os trabalhadores, uma vez que não há diferenças significativas nas informações a serem atualizadas. No entanto, pondera o sindicato, poderia ter havido alterações nas informações no período em que as aeronaves voaram com o GPS desatualizado, e a certificação serve justamente para não permitir que este risco ocorra.

FALTA DE COMBUSTÍVEL
Ainda de acordo com as denúncias, no último dia 15, o voo das 10h20, da empresa Líder, número 0798, que partiu do aeroporto de Macaé com destino à plataforma PNA-1, teve que retornar após a tripulação ter sido informada de que não havia combustível disponível em PNA-2 para um reabastecimento. A aeronave levava 12 passageiros e dois tripulantes. O sindicato questiona o que aconteceria se, em razão de algum imprevisto, fosse necessário um tempo maior de voo.

Em razão do estresse vivido neste voo, um petroleiro chegou passando mal no saguão do aeroporto de Macaé e teve dificuldades para ser socorrido. O sindicato, por diversas vezes, reivindicou a implantação de atendimento médico nos aeroportos. O trabalhador foi depois atendido na Unimed e permaneceu em observação médica, afastado do trabalho.

Em relação a todos estes casos o Sindipetro-NF manteve contatos e cobrou explicações da Petrobrás. A entidade avalia que estes episódios refletem a falta de planejamento adequado para o atendimento à demanda por voos na região nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...