segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ANP não confia na eficácia da cimentação da Chevron

VERIFICACÃO  Em homenagem realizada nesta sexta-feira (09/12) ao diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, que deixa o comando da instituição após oito anos, a diretora da agência, Magda Chambriard, ressaltou que ainda está checando o vazamento da Chevron, ocorrido em novembro no Campo de Frade, na Bacia de Campos (RJ). Segundo ela, existe um pequeno vazamento que já está sendo controlado por um equipamento que está reparando o local no fundo do mar, e também verifica a integridade do fechamento do segundo tampão de cimento utilizado pela petrolífera americana.

DÚVIDA  Entretanto, esse perfil de cimentação não está repassando confiança em relação à sua eficácia, fazendo com que a ANP mantenha conversas com a Chevron para esclarecer todas as dúvidas quanto a qualidade do procedimento. “Esse tampão ainda não está nos mostrando a perfeita integridade do fechamento”, afirmou Chambriard. “Nos convençam que vocês (Chevron) estão fazendo o certo ”, concluiu a diretora, aguardando argumentos verídicos sobre o fechamento correto dos tampões de cimento.
JUSTIFICATIVA  Magda ressaltou que esta lacuna sobre o fechamento adequado do local se dá em relação aos perfis de cimentação estudados pela ANP, comprovando que, até o momento, não mostram a perfeita aderência da vedação do poço, ou seja, o abandono da instalação ainda não está concretizado corretamente.
COMPROVAR  A Chevron, a quarta maior petrolífera do mundo, tem até a semana que vem para comprovar para a ANP que o término do segundo poço do Campo de Frade, na Bacia de Campos, está totalmente seguro. Foram colocados dois tampões de cimento para controlar o vazamento, cada um deles medindo aproximadamente 350 metros.
“Nos convençam que vocês (Chevron) estão fazendo o certo ”
Magda Chambriard, diretora da ANP


NN Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...