quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PF abre inquérito para investigar vazamento de óleo na Bacia de Campos


O delegado Fabio Scliar, titular da Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Federal (PF), determinou nesta quarta-feira (16/11) a abertura de inquérito para investigar o vazamento de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos.A responsabilidade pela exploração da área é da empresa Chevron Brasil Upstream, que desde a última quarta-feira (09/11), trabalha para conter o vazamento, que está vindo do fundo do oceano.

De acordo com a PF no Rio, uma equipe de peritos da Delegacia do Meio Ambiente foi deslocada na tarde desta quarta-feira para Campos, devendo começar nesta quinta-feira (17/11) os trabalhos para detectar a extensão e as possíveis causas do vazamento.Se for necessário, os policiais vão requisitar aeronave para chegar ao local do acidente ambiente, distante cerca de 120 quilômetros da costa. A mancha tem 160 quilômetros quadrados, o equivalente a cerca da metade da área da Baía de Guanabara.

O delegado também entrará em contato com o Consulado dos Estados Unidos já que ele tem informações de que uma autoridade ambiental dos Estados Unidos visitou o local sem que a PF fosse comunicada. Caso seja confirmada essa informação, ele quer saber a opinião desse técnico sobre o caso.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou que começou nesta quarta-feira (1611) o processo de cimentação do poço. Às 12h30, foi colocado um tampão de cimento, que deve demorar 20 horas para secar, sobre o local."As imagens do ROV (veículo de operação remota), cedidas pela Chevron, indicam redução do vazamento em relação ao dia 11/11, quando era estimado pela concessionária em 220 a 330 barris por dia", informou a agência.Ainda de acordo com a ANP, a mancha de óleo está se dispersando e se afastando do litoral.

"Essa dispersão gera um aumento da superfície de mancha, com menor densidade de óleo. Essa diluição é resultado do trabalho de dispersão mecânica realizada por navios que se encontram no local e por condições climáticas", informou.A agência também abriu processo administrativo para investigar o incidente e apurar as medidas que poderão ser aplicadas à Chevron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...