sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Passeata reúne artistas, políticos e o povo em defesa dos Royalties

De acordo com o Governo do Estado, 150 mil pessoas estiveram presentes na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro, para participar do ato "Contra a Injustiça, em Defesa do Rio". 

Pelo menos seis trios elétricos atravessaram a Avenida, seguidos pela multidão que saiu da Candelária em sentido a Cinelândia, onde foi montado o palco para a apresentação dos artistas, já que não haverá discurso político.


Representantes de municípios de todo o estado e regiões fluminenses estiveram presentes, com destaque para a cidade de Macaé, conseguiu levar um grande número de representantes, todos uniformizados, além de portarem faixas e bandeiras.

O Governador Sérgio Cabral, acompanhado do vice, Luiz Fernando Pezão e de secretários de estado, além de diversas lideranças políticas como prefeitos e presidentes das Câmaras municipais de todo o estado ficaram em área reservada.


Na multidão se destacam figuras inusitadas, como pessoas fantasiadas de The Flash, o Papa Bento XVI e o cantor Roberto Carlos. Muitas pessoas optaram por usar nariz de palhaço.

Representando Campos, além das centenas de pessoas que foram nos ônibus, participam a Prefeita Rosinha Garotinho, os deputados federais Anthony Garotinho e Paulo Feijó, além dos deputados estaduais João Peixoto e Roberto Henriques.

A passeata desceu a Avenida Rio Branco, até chegar a Cinelândia, assim como no ano passado, quando 150 mil pessoas participaram do protesto contra a emenda Ibsen Pinheiro.
Nesta quinta, a passeata "Contra a Covardia, em Defesa do Rio" marchou contra o projeto do senador Vital do Rêgo, que tira cerca de quatro bilhões de reais dos estados do Rio e do Espírito Santo em 2012.

Durante coletiva de imprensa realizada na Câmara dos Vereadores do Rio depois do ato público, o governador reafirmou que a retirada de recursos dos estados e municípios produtores vai contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo Cabral, os produtores têm direito adquirido sobre royalties dos campos de petróleo já licitados. A proposta defende que os estados produtores arrecadem apenas os royalties dos 70 bilhões de barris que serão produzidos por ano a partir de 2020, mas os lucros com Participação Especial serão distribuídos também entre os não produtores.

"O que está em jogo é um princípio democrático, é um princípio de justiça, de respeito às leis, de respeito às normas constitucionais, de respeito ao pacto federativo. Mas eu tenho certeza de que a presidenta Dilma Rousseff irá vetar, porque ela é uma democrata", afirmou o governador.

ARTISTAS NA DEFESA DOS ROYALTIES

Participaram da manifestação vários artistas, como Xuxa, Fernanda Montenegro, Christiane Torloni, Ingrid Guimarães, Letícia Spiller, Regina Casé, Cissa Guimarães, Marcio Garcia, Hélio De La Peña e Martinho da Vila.


Fonte: www.ururau.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...