terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Colombiana Ecopetrol supera Petrobras em valor de mercado


A petrolífera colombiana Ecopetrol tornou-se a maior companhia da América Latina, à frente da Petrobras, informou nesta segunda-feira (28) o jornal "Financial Times". Segundo a publicação, a rica base de recursos naturais do país e suas políticas "amigáveis aos negócios" atraíram os investimentos da indústria internacional de petróleo, e a Ecopetrol, que tem 80% de seu capital nas mãos do governo, responde por cerca de quatro quintos da produção do país.

O "FT" destaca, no entanto, que analistas e investidores acreditam que a valorização de mais de 50% de suas ações não se justifica pelos fundamentos do negócio. O valor da Ecopetrol no mercado no fechamento de sexta-feira (25) foi de US$ 129,5 bilhões, maior que o da Petrobras (de US$ 126,8 bilhões), mesmo a brasileira tendo uma produção três vezes maior do que a colombiana.

Mesmo o diretor-executivo da Ecopetrol, Javier Gutiérrez, em entrevista ao jornal britânico, fez ressalvas quanto ao valor de mercado adquirido pela companhia. "Não se pode comparar, porque a Petrobras é uma gigante em muitos aspectos" - disse ele ao "FT". "O valor de mercado é simplesmente um reflexo da confiança que o mercado deposita na Colômbia em geral, e na Ecopetrol em particular, mas o mercado tem altos e baixos".

Apesar da animação criada com as grandes descobertas de petróleo para além da costa brasileira, o pré-sal, as ações da Petrobras perderam 45% de seu valor nos últimos três anos, destacou o "FT", por ter despertado entre os investidores desapontamento com os resultados financeiros divulgados e preocupações pelo grande volume de investimento necessário para desenvolver os campos e pela intervenção política praticada na empresa, que inclui a regulação do preço dos combustíveis.

Analistas e investidores defendem que os fluxos de investimentos são o fator mais importante por trás da performance das ações da Ecopetrol. Um gerente de patrimônio privado argumentou que as restrições dos fundos de pensão colombianos a investimentos estrangeiros estariam canalizando investimentos para a Ecopetrol. "Os fundos estão recebendo mais aplicações a cada ano e precisam investir o dinheiro" disse. "O mercado de ações local é pequeno. E a Ecopetrol é a maior empresa com ações listadas em Bolsa, por isso se vê tamanha demanda por suas ações".


Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...