quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Petrobrás nega desabastecimento de gás e energia



Petrobras descartou risco de desabastecimento de energia e de gás no Brasil no final deste ano e no início de 2013, de acordo com matéria publicada pelo Estado de S.Paulo.
 A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) emitiu um comunicado em que alerta para o risco de desabastecimento. Segundo a entidade, o nível de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde se concentra a maior parte dos reservatórios do país, representa atualmente apenas 29% da capacidade total de armazenamento. A Firjan informou que há pouco espaço de manobra uma vez que "praticamente todas as termelétricas disponíveis já estão em operação, não havendo, mais, portanto, margem para aumento significativo da geração térmica".
O consumo médio de gás natural neste ano, considerando a produção nacional e as importações da Bolívia e de gás natural liquefeito (GNL), ficou em 72 milhões de metros cúbicos por dia, contra uma capacidade instalada de 102 milhões de metros cúbicos/dia. Em novembro, o pico do ano, o consumo foi de 97 milhões por dia. A Petrobras afirma que mesmo com a pequena margem de diferença entre pico e capacidade instalada estão afastados os riscos de desabastecimento, afirmou o diretor de Gás e Energia da companhia, Alcides Santoro, ao jornal Estado de S.Paulo.
Alta demanda
A dificuldade logística de abastecimento dessas usinas, operadas a óleo combustível e a diesel, além da previsão de chuvas abaixo da média agrava o cenário. De acordo com a Firjan, "com a elevada demanda de gás natural para suprimento das térmicas, as distribuidoras estaduais podem ter de exercer junto a clientes industriais as cláusulas de flexibilidade e de interruptibilidade dos contratos, o que provocaria impactos negativos na atividade industrial brasileira". 
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...