sexta-feira, 26 de outubro de 2012

EUA pode ultrapassar Arábia Saudita na produção de petróleo


Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão numa disputa acirrada pela posição de maior produtor mundial de petróleo. Segundo projeções do Departamento de Energia dos Estados Unidos (United States Department of Energy ou DOE - em inglês), o país deve em breve ultrapassar a produção de petróleo do país do Oriente Médio.


O impulso da indústria petrolífera americana tem animado os investidores e empresários do setor de óleo e gás. Com novos métodos de exploração e refino, a produção do óleo e outros hidrocarbonetos líquidos nos EUA têm atingido altos patamares. Conforme o departamento, neste ano, a produção de petróleo no país deve crescer 7%, em média, atingindo um total de 10,9 milhões de barris por dia – sendo o maior crescimento desde 1951.

De acordo com as previsões, o petróleo americano deve chegar em 2020 na frente do país asiático, principalmente devido a alta dos preços da commodity e investimentos no setor. Para 2013, a produção do combustível será em média de 11,4 milhões de barris diários, sendo uma produção recorde para os EUA e pouco abaixo dos 11,6 milhões de barris que a Arábia Saudita produz, informou o departamento.

A Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, produz hoje cerca de 10 milhões de barris por dia (bpd) e armazena 80 milhões de barris para prevenir qualquer imprevisto no abastecimento, afirmou o ministro do Petróleo Saudita, Ali al-Naimi. Dentre os países produtores de petróleo do Oriente Médio, destacam-se ainda, o Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.

Maior produtor

Em 2002, os EUA alcançou o título de maior produtor de petróleo, após a Arábia Saudita ter reduzido a sua produção devido aos preços baixos do petróleo. Desde então, os sauditas e os russos tem ocupado a posição de líderes mundiais.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...