quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Petroleiros fazem greve hoje


Os petroleiros decidiram em assembleia entrar  em greve nacional, nesta quarta-feira (26), nas unidades operacionais e administrativas da Petrobras e suas subsidiárias. Cerca de 40 mil trabalhadores petroleiros aderiram à paralisação de 24 horas em advertência a atual proposta de Petrobras, que não avançou nas negociações da campanha salarial da categoria neste ano.


A greve foi indicada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) para pressionar a Petrobras a apresentar uma nova proposta que contemple as principais reivindicações dos petroleiros. A categoria exige aumento real de 10% nos salários. Os manifestantes alegam que a oferta representaria um ganho entre 0,9% e 1,2% acima da inflação, a atual proposta da estatal de 6,5% de reajuste foi rejeitada massivamente em todas as assembleias.  

De acordo com a FUP, esta negociação trata de questões econômicas, pois as clausulas sociais fechadas no ano passado valem até 2013. A data-base dos petroleiros é 1º de setembro.

A greve de 24 horas foi aprovada no Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Ceará, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e no município de Duque de Caxias (RJ), entre outros locais.

Na próxima sexta-feira (28), o Conselho Deliberativo da FUP voltará a se reunir para discutir novas paralisações se a reivindicação no setor patronal não avançar, após a greve. Segundo o coordenador-geral da FUP, João Antônio de Moraes, caso a Petrobras não apresente uma nova proposta com avanços significativos, os petroleiros poderão ser a próxima categoria a cruzar os braços por tempo indeterminado. Bancários e trabalhadores dos Correios já estão em greve em todo o país.

Greve em Minas Gerais

Os trabalhadores da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais, decidiram em assembleia antecipar a greve para a tarde de ontem (25). Não houve substituição do grupo de turno, que entrou às 07h30 desta manhã. A troca seria efetuada às 15h30, mas os trabalhadores decidiram iniciar a greve e não foi realizada a substituição. As demais bases de Minas Gerais (Termelétrica Aureliano Chaves e Usina de Biodiesel de Montes Claros) somaram-se a greve a meia noite desta quarta-feira (26).


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...