quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Governo determina apuração minuciosa de apagão


Em reunião extraordinária ontem (24) em Brasília, o Governo determinou uma apuração mais minuciosa sobre o apagão que interrompeu o fornecimento de eletricidade em 11 Estados, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, no último sábado. Foram afetadas regiões dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Tocantins e Pará.



Um relatório com detalhes dos motivos que levaram à interrupção do fornecimento e com o número oficial de pessoas prejudicadas deve ser entregue em 20 dias. A princípio, a causa do apagão foi atribuída a queima de um transformador na subestação de Imperatriz (MA). O problema pode ter iniciado com um curto-circuito atingindo o transformador. A falha no sistema de proteção da subestação – que precisou ser desligado – agravou o apagão.

Segundo o secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, em 30 minutos, mais de 70% do fornecimento de energia foi reestabelecido. “Em 50 minutos, todas as cargas foram recompostas, exceto as industriais, porque o sistema não permite", explicou Zimmermann.

Todos os órgãos envolvidos participarão da investigação. A transmissora, Eletronorte, as distribuidoras, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reuniram ontem (24) em Brasília.

As regiões Norte e Nordeste ficaram isoladas do restante do país para evitar que o apagão atingisse outros Estados. O fornecimento nestas regiões foi reduzido, automaticamente, em 30%, para prevenir a interrupção de energia nas regiões abastecidas. Em 2011, um apagão também no Nordeste provocou o desligamento completo na região.


Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...