sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Acidente mata motorista terceirizado da Petrobras


O motorista Givaldo Carlos da Silva, 49 anos, morreu na quarta-feira (12) após ser atingido pela caçamba de um caminhão basculante na Estação de produção de Bom Sucesso no polo petrolífero de Carmópolis (SE). A vítima era funcionário da Produman Engenharia, empresa terceirizada da Petrobras.



De acordo com a diretora do Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro), Gilvani Alves dos Santos, o motorista desceu para fazer limpeza na caçamba que estava com problemas quando a mesma despencou e atingiu seu pescoço.

“Esses acidentes são recorrentes devido à falta de treinamento e investimentos das empresas terceirizadas, que barateiam seus orçamentos para vencer as licitações e se esquecem de garantir a segurança de seus funcionários.  Muitos desses acidentes sequer são comunicados aos sindicatos”, explica Gilvani ao portal G1.

A diretora do Sindipetro também abordou a fragilidade das condições de trabalho para os funcionários. “A fiscalização das condições de trabalho nos polos de produção também é insuficiente e contribui para a insegurança dos profissionais”, afirma.

O gerente de Comunicação da Unidade de Operações, Exploração e Produção de Sergipe e Alagoas, Luiz Roberto de Santana, informou que a Petrobras instalou uma comissão específica para apurar as causas deste acidente.

Recorrência nos acidentes

Segundo a diretora da Sindipetro esse é o primeiro acidente com vítima registrado neste ano. Entretanto, somente no período de janeiro a agosto de 2012, foram registrados 53 acidentes em polos da petrolífera estatal.

Gilvani destacou que as maiorias das ocorrências envolvem funcionários terceirizados em áreas de soldagem. Em 2011, foram 17 óbitos sendo que 15 desses foram com terceirizados da Petrobras.


Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...