terça-feira, 24 de julho de 2012

Lobão acredita que a mistura de etanol na gasolina não aumentará neste ano


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou ontem (18) que o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina dificilmente ocorrerá este ano. Efetuar a mudança na mistura do combustível vendido nos postos é um desejo da Petrobras, que visa com esta estratégia reduzir a importação da gasolina que causa danos aos resultados financeiros da estatal. 


Segundo o ministro, a modificação na composição do etanol só poderá ser validada caso haja garantia de que os produtores dos combustíveis possuam condições de abastecer o mercado. “Tudo indica que a produção de etanol neste ano será parecida com a de 2011, que foi insuficiente”, afirmou Lobão.

O ministro também declarou que o governo “só pode fazer o aumento de 20% para 25%, ou 23%, ou 22%, tendo a garantia da existência de etanol, o que não há hoje em dia." A safra de cana-de-açúcar deste ano está atrasada em função das fortes chuvas nas regiões produtoras, reduzindo a demanda do etanol.

Reajuste da gasolina

Lobão também deu esclarecimentos sobre o reajuste da gasolina. De acordo com o ministro, a Petrobras “continua insistindo na necessidade de reajuste”, entretanto, informou que não há previsão sobre quando um novo aumento poderá ser aplicado. “Vai ter. Quando, não sabemos”, afirmou o ministro de Minas e Energia. 

O ministro reconheceu que os valores da gasolina estão aquém em relação ao mercado. “São preços realmente defasados, não alteramos há anos”, disse.


Fonte: Estadão e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...