terça-feira, 10 de julho de 2012

Governo pretende aumentar para 25% o teor de álcool na gasolina


O governo federal anunciou que pretende aumentar o percentual de álcool na gasolina, passando de 20% para 25%, assim que a produção nacional de etanol ultrapassar os patamares atuais. Em cerimônia realizada ontem (09) no Rio, pelo início das operações do navio da Transpetro Sérgio Buarque de Holanda, o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, afirmou que caso a produção de etanol mantenha os níveis verificados em 2011 e 2012, não será possível a elevação do percentual de álcool na gasolina.


Durante o evento, Edson Lobão disse que a Petrobras investirá U$ 250 bilhões, no período de cinco anos, em embarcações e equipamentos navais. O ministro afirmou também que "a qualquer momento" o governo poderá aumentar de 20% a 25% o teor do álcool anidro misturado à gasolina.

"Estamos mantendo os 20%, mas a qualquer momento poderemos voltar aos 25%. Se a produção de etanol continuar no patamar em que se encontra hoje, e que estava no ano passado, vamos mantê-la em 20%", afirmou Lobão.

Em outubro de 2011, o governo resolveu diminuir a quantidade de álcool anidro na gasolina de 25% para 20%, com o intuito de garantir o abastecimento do combustível no país. Na ocasião, a mudança foi aplicada na tentativa de evitar a falta de etanol no mercado e ainda segurar o preço do combustível, que na época havia aumentado muito. Em virtude desta decisão, a Petrobras foi extremamente prejudicada, pois teve que importar mais gasolina do exterior para garantir o consumo nacional.

Com o aumento em 25% de álcool anidro na gasolina, a estatal deve ser beneficiada. A Petrobras passaria a comprar menos combustível no exterior para abastecer o mercado doméstico. Atualmente, a Petrobras vem investindo em suas refinarias e construindo novas unidades para aumentar a oferta, o que ajuda a elevar a produção do combustível no país. No entanto, isto ainda não é suficiente para aliviar a crescente demanda do combustível, que muitas vezes ocasiona a exportação do petróleo bruto e importação de derivados.

Petrobras confirma refinaria no Ceará

As obras da Refinaria Premium II, no Complexo Industrial do Pecém, devem iniciar no segundo semestre deste ano. A garantia foi dada pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), nessa segunda-feira (09), durante almoço com lojistas em Fortaleza. O governador afirmou que recebeu um telefonema da presidente da Petrobras, Graça Foster, assegurando o início das obras na refinaria da estatal.

"Recebi um telefonema da presidente da Petrobras, Graça Foster, que garantiu o início das obras da refinaria ainda neste ano. Isso representa um investimento de cerca de R$ 22 bilhões só no Ceará", comemorou o governador.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...