segunda-feira, 16 de julho de 2012

12ª rodada de licitação poderá incluir AC, PI, MT, MA e PR


A diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, informou ontem (11) que a agência poderá incluir os Estados do Acre, Piauí, Mato Grosso, Maranhão e norte do Paraná, na 12ª rodada de licitações de blocos de petróleo e gás. Segundo Chambriard, que esteve em audiência na Câmara dos Deputados, a 12ª rodada só será realizada depois da aprovação do projeto de lei que define uma nova divisão dos royalties no Brasil.



A diretora-geral da ANP destacou a 12ª rodada antes de esclarecer as datas e as condições do leilão mais recente, ou seja, a 11ª rodada de licitações, que já recebeu a autorização do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). 

“Tudo isso estamos estudando, mas a 11ª (rodada de licitações) tem que acontecer antes da 12ª rodada”, disse Magda.

O governo já acenou favoravelmente a realização de ambas às rodadas de licitações. Entretanto, as mesmas só serão concretizadas depois da aprovação completa do novo marco regulatório do setor de petróleo e gás.

Gás

Magda disse que não há indício de hidrocarbonetos na Bacia do São Francisco, e que todos os poços perfurados até o momento identificaram indícios de gás. A diretora-geral da ANP também revelou que não possui o conhecimento de identificar se todos os poços são comercialmente produtivos.

De acordo com Magda, a ANP está estudando um projeto piloto sobre o gás não convencional em Recôncavo Baiano, que já produziu 120 mil barris por dia, mas hoje produz 40 mil.

"Isso significa instalações cada vez mais ociosas e municípios cada vez mais pobres, e podemos tentar reverter isso com o não convencional (gás). O Recôncavo é um excelente local para fazer esse início", declarou Magda. "Tudo isso está posto, mas depende da licitação dessas áreas e, principalmente, da alíquota de royalties", continuou a diretora-geral da ANP.


Fonte: Agência Estado e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...