quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio lança programa para se tornar referência em eficiência energética


Foi lançado na última segunda-feira (11), no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, o programa “Rio Capital da Energia”, que tem como objetivo tornar o estado referência em eficiência energética, economia verde e inovação tecnológica. Os programas reunirão 35 projetos que juntos terão investimento de R$ 500 milhões até 2015.


Segundo o secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico e coordenador do programa, Júlio Bueno, a carteira de projetos é dinâmica, e podem ser anunciadas novas iniciativas. “A vantagem do programa é dar visibilidade aos projetos e permitir uma alavancagem, um crescimento, além de canalizar recursos”, disse o executivo.

Presente no evento, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tomalsquim, comparou a cidade do Rio de Janeiro que já é conhecida como a “capital da energia”, por ser responsável 80% da produção nacional de petróleo. “O Rio acaba sendo uma síntese de Houston – capital do petróleo, e Copenhagen, capital do meio ambiente, pois reúne petróleo e energia limpa”, disse.

O comitê será formadas por companhias públicas e privadas, como a Agência Nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Petrobras, Eletronuclear entre outras. Segundo a cúpula a carteira de projetos será atualizada constantemente pelo comitê do técnico do programa.

Os projetos escolhidos foram apresentados ao longo dos últimos nove meses por empresas, universidades, associações e entidades de classe. A primeira reunião aconteceu em 31 de agosto de 2011. Eike participa através de sua empresa de energia, MPX, com projeto de energia elétrica com células combustíveis.


Fonte: Governo do RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...