quarta-feira, 13 de junho de 2012

Holland, Putin e Ahmadinejad já estão confirmados na Rio+20


Contestada por especialistas sobre a ausência de líderes mundiais, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, conseguiu atenuar as críticas com as presenças dos presidentes François Holland (França), Vladimir Putin (Rússia) e Mahmoud Ahmadinejad (Irã). O secretário-geral da Rio+20, Shan Zukang, disse que “ficaria feliz em ver” o americano Barack Obama, a chanceler alemã Ângela Merkel e o britânico David Cameron, participando do evento. Entretanto, tratou de minimizar o não comparecimento dos políticos.


Favorável ao desenvolvimento sustentável e com discurso priorizando o combate à fome e a miséria, o francês François Holland, possui a simpatia dos presidentes da América latina, dentre eles, a admiração de Dilma Rousselff.  Considerado um dos líderes políticos mais influentes do mundo, o russo Valdimir Puttin, promove ao lado da China e do Irã, ações para impedir a intervenção militar na Síria, onde está instalada crise social e política a mais de um ano.  

Já o iraniano Ahmadinejad, é alvo de críticas devido o programa nuclear instalado no país. A visita ocorre no momento em que o Irã retoma as negociações com a comunidade internacional na tentativa de encerrar o impasse sobre o programa nuclear..  

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 134 chefes de Estados e de governo já estão inscritos para participarem da Conferência entre 20 a 22 de junho. O número de integrantes é maior do que a Eco-92, também no Rio de Janeiro, e a Rio+10, em Johanesburgo, na África do Sul, onde estiverem presentes 108 e 104 líderes políticos respectivamente.

A Conferência também receberá o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e os presidentes da China, Hu Jintao, e da África do Sul, Jacob Zuma, que integram o Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul). Na América Latina, deverão estar presentes no evento dos presidentes Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador), José Pepe Mujica (Uruguai), Cristina Kirchner (Argentina), entre outras delegações.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...