sexta-feira, 22 de junho de 2012

Opep espera reduzir produção de petróleo em julho


O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdullah al-Badri, disse em comunicado oficial à imprensa, que os membros da organização devem reduzir a produção de petróleo para aderir ao teto de 30 milhões de barris diários (bpd). Segundo o secretário, os efeitos poderão ser visualizados ainda em julho deste ano. "Nós produzimos um excesso de 1,6 milhão de bpd e agora decidimos tirar esses 1,6 milhão e ficar com 30 milhões", disse Badri, acrescentando que “todo mundo vai respeitar isso”.


A Opep não emitiu cotas individuais para os membros da organização como tinha determinado no acordo de produção adotado na última reunião do grupo, em dezembro do ano passado.

O Iraque, que durante anos foi excluído do acordo de produção da Opep, agora está inserido na parte da meta geral de 30 milhões de bpd, além de ter aumentado suas ofertas de produção. A Líbia ainda recupera sua produção de bpd, após ser virtualmente desligada durante a guerra civil instalada no país em 2011.

Já a Arábia Saudita, maior produtora de petróleo da Opep, informou que cumprirá o novo acordo, mas não confirmou que irá reduzir a oferta. A capital saudita Riade tem bombeado aproximadamente 10 milhões de barris por dia, máxima de 30 anos, por diversos meses seguidos.

O ministro do petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi, disse que o reino estava comprometido com a estabilidade da oferta da commodity e com evitar a escassez.“Toda a ideia é de que não haverá escassez no mercado de petróleo. Essa tem sido a política da Arábia Saudita o tempo, para gerenciar o mercado, mantendo o equilíbrio”, afirmou Naimi.

Sendo balizadora da Opep, Riade era a principal responsável pela produção acima do teto de 30 milhões de bpd. A situação não foi bem recebida pelo Irã, pois a produção tem recuado à mínima de 20 anos, de acordo com fontes renováveis – por causa das penalidades vindas do Ocidente contra o seu programa de desenvolvimento nuclear.



Fonte: Agência Reuters / Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...