quinta-feira, 24 de maio de 2012

Rio+20: Rio ganha centro de Tecnologia Verde


Enquanto as negociações entre os países para a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, não alcançam sucesso, uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma)  a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o governo do Estado, foi firmada para oferecer maior visibilidade de estudos ligados à tecnologia limpa. A iniciativa resultará na criação do Instituto de Tecnologia Verde, ou Green Tec, em instalações da Coppe/UFRJ, na Ilha do Fundão, zona norte do Rio.

Durante evento realizado no Palácio da Cidade para divulgar o Rio Clima, o ex-ministro do Meio Ambiente e secretário estadual do Ambiente do Rio, Carlos Minc, disse que o novo centro global de pesquisa será anunciado pela presidente Dilma Rousseff na Semana do Meio Ambiente, no início de junho. Segundo Minc, o novo instituto deve abrigar pesquisadores brasileiros e estrangeiros do setor tecnológico. "Será uma parceria ou convênio do Pnuma com a Coppe e o Estado do Rio", ressaltou a subsecretária de Economia Verde, Suzana Kahn.


"E-Lixo" terá o dobro de catadores e recicladores de coleta seletiva

A partir da Rio+20, a cidade do Rio de Janeiro ganhará a primeira cooperativa de catadores e recicladores focada na coleta e reaproveitamento do e-lixo - o chamado lixo eletrônico. Até o fim do ano, a cidade terá uma rede de 22 cooperativas, que devem coletar produtos eletroeletrônicos inutilizados pelos cariocas - TVs, computadores, celulares e máquina de lavar fora de uso, entre outros. Os eletroeletrônicos serão separados por três segmentos para a venda: placas, plástico e metal.

Conforme dados revelados pelo Sebrae, a ações ligadas à preservação do meio ambiente, incluem coleta seletiva de lixo (70,2%), controle de consumo de papel (72,4%), de água (80,6%), de energia (81,7%) e uso adequado de resíduos tóxicos, como solventes, produtos de limpeza e cartucho de tinta (65,6%).

O projeto foi desenvolvido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), da Coppe-UFRJ, e para o funcionamento do e-lixo será construído um centro de desmontagem na Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Copama), no bairro Maria da Graça, no Rio. Este projeto, ainda poderá ser estendido por outros pontos da cidade.

Parque dos Atletas recebe exposição internacional

Durante a Rio+20, a Coppe também vai lançar oficialmente um projeto e instalar pontos de coleta de lixo no Parque dos Atletas, em Jacarepaguá, o qual abrigará exposições dos países que participarão da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, de 13 a 22 de junho. A instituição montará um estande no local. Somente a UFRJ tem para doar oito toneladas de eletroeletrônicos.

Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...