quarta-feira, 30 de maio de 2012

Alemanha atinge recorde em geração de energia solar



As usinas solares da Alemanha produziram 22 gigawatts (GW) de eletricidade, entre meio-dia da última sexta-feira (25) e domingo (27), levando o país a bater o recorde em geração de energia renovável. Essa marca equivale a produção de 20 centrais nucleares com capacidade total. Segundo o diretor do Instituto das Indústrias de Energia Renovável, Norbert Allnoch, a "energia produzida supriu aproximadamente 50% das necessidades do país até a metade do último dia de produção".


O incentivo do governo ajudou a Alemanha a se tornar líder mundial no setor de energias solares. Cerca de 20% da eletricidade usada durante um ano no país vem oriundo das fontes renováveis. A Alemanha tem praticamente a mesma capacidade de geração de energia solar juntando todas as outras nações do mundo.


Este dado significativo só foi possível devido ao aumento da capacidade energética somada aos dias ensolarados no país. Em 2011, o nível registrado era de 14GW. Até o momento, o país atingiu a capacidade instalada de 26GW. Os incentivos à industria solar são primordiais até que os preços das energias fotovoltaicas reduzam a níveis parecidos com a energia convencional.


Anualmente os alemães pagam aproximadamente 4 milhões de euros para financiar a energia solar.
Os governantes alemães decidiram não investir mais em energia nuclear após os acidentes realizados em Fukushima, no ano passado. O temor da existência de um novo desastre ambiental, fez com que a Alemanha abandonasse oito usinas nucleares - outras nove serão extintas até 2022. Todas as usinas serão substituídas por usinas de energias renováveis, tais como, biomassa, solar e eólica.


Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...