quarta-feira, 11 de abril de 2012

Produção sobe pelo terceiro mês consecutivo, diz ANP

ALTA  A produção de petróleo no Brasil em fevereiro deste ano foi 6,9% maior que o mesmo mês de 2011, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Foram produzidos aproximadamente 2,205 milhões de barris diários em fevereiro. Em comparação com o mês de janeiro houve uma redução de 1,1%. A produção de gás natural atingiu 67 milhões de metros cúbicos diários em fevereiro, volume 6,8% maior que no mesmo mês do ano anterior e cerca de 5,7% que em janeiro, segundo dados do relatório publicado no site da agência. Na camada do pré-sal houve uma redução de 22,5% em relação ao mês passado, por conta da interrupção dos Teste de Longa Duração (TLD) em Carioca Nordeste, na Bacia de Santos. A Petrobras foi responsável por 92% do total de petróleo e gás do país. A Shell, Chevron e Statoil Brasil produziram entre 60 mil e 80 mil barris por dia em média no mês. A OGX, empresa de petróleo do empresário Eike Batista começou a produzir seu primeiro óleo em fevereiro, com média de 11,6 mil boed, e já é a quinta maior produtora do país (ranking por operador).




QUEIMA  Houve redução de 31,9% na queima de gás em fevereiro (aproximadamente 3,3 milhões de m³/d) se comparada ao mesmo mês em 2011 e de aproximadamente 26,8% em relação ao mês anterior. Os principais motivos para a redução da queima de gás natural foram a interrupção do TLD-BM-S-9 durante o mês de fevereiro e a redução da queima de gás natural em Marlim Sul, em função do período final das atividades de comissionamento da P-56. Do total de gás natural queimado, 95,4% é oriundo de campos produtores e 4,6% de testes de longa duração (TLDs) de áreas na Fase de Exploração. Considerando os campos produtores, o aproveitamento de gás natural no mês foi de 95,3%.

BACIAS MADURAS  A produção das bacias maduras terrestres (campos/TLDs das Bacias do Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas) foi de 175,7 mil boe/d, sendo 144,9 mil bbl/d de petróleo e 4,9 milhões de m³/d de gás natural. Deste total, 3,1 mil boe/d foram produzidos por concessões não operadas pela Petrobras, sendo 416,1 boe/d em Alagoas, 894,8 boe/d na Bahia, 3,0 boe/d no Espírito Santo, 1.512,6 boe/d no Rio Grande do Norte e 248,9 boe/d em Sergipe. Os campos com acumulações marginais produziram ao todo 129,3 bbl/d de petróleo e 33,9 mil m³/d de gás natural. Dentre esses campos, Bom Lugar, operado pela Alvorada, foi o maior produtor de petróleo, com 47,0 bbl/d, e Morro do Barro, operado pela Panergy, foi o maior produtor de gás natural, com 31,4 mil m³/d. A produção de petróleo e gás natural no Brasil foi oriunda de 9.008 poços. O campo com o maior número de poços produtores foi Canto do Amaro, Bacia Potiguar, com 1.113 poços.

DESCOBERTA  A Petrobras afirmou ontem, em nota, a descoberta de mais um poço na Bacia de Santos. Chamado de Iara Oeste, o poço está localizado a 223 km da costa do Rio de Janeiro, a cerca de 9 km do poço pioneiro descobridor, em profundidade de água de 2.150 metros. Ele é o terceiro perfurado na localidade do plano de avaliação da descoberta do 1-BRSA-618 (Iara) e atingiu profundidade final de 6.050 metros.

Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...