segunda-feira, 26 de março de 2012

OGX prevê perfurar 26 poços ainda este ano

INVESTIMENTOS  A OGX, empresa de óleo e gás do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, fechou 2011 com investimentos de R$ 3,1 bilhões em exploração e produção (E&P) no Brasil. Somando os valores de 2007 a 2010, o volume de investimentos totaliza cerca de R$ 7,7 bilhões. O crescimento está associado à intensificação da campanha de perfurações, com 47 poços perfurados em 2011 contra 26 em 2010. Atualmente, a companhia possui nove sondas de perfuração contratadas e mais de 6.000 funcionários envolvidos em suas atividades, dos quais cerca de 350 próprios.

PRODUÇÃO  Segundo o diretor-geral de Exploração da OGX, Paulo Mendonça, a companhia alcançou diversos marcos importantes durante o ano de 2011 e início de 2012. “No lado exploratório, perfuramos um total de 47 poços incluindo pioneiros, de delimitação e de produção e avançamos no conhecimento das nossas acumulações, entre elas a primeira descoberta de reservatório do pré-sal nas águas rasas em Santos. Produzimos o nosso primeiro óleo com sólida execução e comercializamos o mesmo com ótimo preço de mercado”, disse. Desde o início do TLD, em 31 de janeiro de 2012, a empresa constatou não só uma alta performance operacional, com todos os equipamentos funcionando adequadamente no FPSO OSX-1 e no poço OGX-26HP (bomba centrífuga submersa), assim como o bom comportamento do reservatório. Foram testados diferentes níveis de vazão entre 10 e 18 mil barris por dia buscando avaliar o comportamento do reservatório, de forma a determinar a vazão ótima de produção.
COMERCIALIDADE  A OGX estima declarar a comercialidade de Waimea após a obtenção de dados adicionais e conclusivos do reservatório, o que deve ocorrer ainda durante o segundo trimestre. Na sequência, o Plano de Desenvolvimento de Waimea será submetido à Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e, assim que aprovado, a companhia espera conectar os dois poços horizontais adicionais já perfurados e potencialmente um terceiro, que devem elevar a produção para níveis em torno de 40-50 mil barris/dia ao final de 2012.
ENCOMENDAS  Em teleconferência realizada hoje, a OGX informou que a primeira carga de petróleo para a Shell, de 600 mil barris, será entregue até o final de março. O cronograma de perfuração da companhia até 2013 foi ampliado de 87 para 121 poços. A OGX prevê a perfuração de 26 poços neste ano, em comparação com os 19 poços originalmente previstos, disse o diretor-geral. A OGX espera participar de leilões de concessão na Colômbia, ainda de acordo com o documento
Tn Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...