segunda-feira, 26 de março de 2012

Novas descobertas no pré-sal animam chineses

CHINA  O petróleo do Brasil está ficando menos nosso e cada vez mais chinês. Desde 2010, a China investiu por aqui USD 15 bilhões no setor, segundo a consultoria Dealogic. A principal estratégia asiática é comprar participações em empresas já atuantes para assegurar fornecimento ao país. Em entrevista ao NN, o diretor-geral da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), Tang Wei, confirmou que há muitas empresas estatais chinesas atuando no Brasil, principalmente a Sinopec - nona maior petroleira em valor de mercado. “O mercado brasileiro nos interessa muito. A China tem uma necessidade muito grande pelo setor de petróleo do Brasil”, afirmou Wei.

LÍDER  Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), a China será em breve o maior consumidor mundial de petróleo, dado o interesse por carros protagonizado por sua crescente classe média. Nos últimos anos, as estatais chinesas já investiram USD 4,8 bilhões na aquisição da Petrogal Brasil (de origem portuguesa), USD 7,1 bilhões em 40% da Repsol Brasil (espanhola) e USD 3,07 bilhões para ser parceira da Statoil (estatal norueguesa) no campo de Peregrino. Para Tang Wei, o Brasil sempre foi um país com grandes exportações de commodities para a China, suprir a falta de matéria-prima do páis. “A China precisa muito do petróleo brasileiro. Estamos também muito entusiasmados com as novas descobertas no pré-sal brasileiro”, disse o diretor. De acordo com Wei, a China vai ter um grande papel nas exportações de petróleo do Brasil, seja como cliente ou participando da exploração e produção.
PREÇO  Essa semana, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou que "um choque repentino nos preços do petróleo ameaçaria a recuperação da fragilizada economia global". Para Tang Wei, a alta do petróleo afetaria o mundo inteiro, mas ele afirma que a China continuará sendo uma grande compradora. O diretor alertou para outro fator que pode aumentar mais essa procura chinesa. “Nos últimos 30 anos a China vem crescendo a uma taxa de 10% ao ano, então o governo achou que chegou a hora de fazer um ajuste na economia. Já tem uma previsão este ano para crescer 7,5%, mas essa previsão só seria para 2012”, concluiu Tang Wei.
EXPORTAÇÕES  Os chineses também têm parcerias com a própria Petrobras no Pará e no Maranhão. A compra de petroleiras aqui segue o ritmo da disparada no volume de exportações de petróleo bruto do Brasil para a China. O valor total exportado em petróleo saltou de USD 210 milhões em 2004 para USD 4,8 bilhões no ano passado, crescimento de mais de 20 vezes, bem acima da alta de cerca de 100% do barril de óleo no período. No fim de fevereiro, a Repsol Sinopec anunciou uma grande descoberta de petróleo na Bacia de Campos. O poço Pão de Açúcar, segundo a empresa, apresenta um reservatório com espessura de 500 metros, um dos maiores já descobertos no país.
“O mercado brasileiro nos interessa muito. A China tem uma necessidade muito grande no setor de petróleo do Brasil”
Diretor-geral da Câmara Brasil-China, Tang Wei

Tn Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...