terça-feira, 20 de março de 2012

Engenharia de petróleo é uma das nove profissões que mais vão crescer no país

O tema da Coluna Emprego desta terça-feira (20) é uma das carreiras mais promissoras do futuro no Brasil: a de engenheiro de petróleo. Com tantas descobertas de campos de exploração, do pré-sal, emprego não vai faltar.


É exatamente o que dizem os especialistas. e a carreira apareceu na pesquisa feita pela Firjan entre as nove que mais vão crescer no país.

É uma carreira promissora. O profissional que tem o conhecimento das técnicas para descobrir poços e jazidas, explorar, produzir e comercializar petróleo está no melhor momento para se inserir no mercado de trabalho.

Uma pesquisa feita recentemente pela Federação das Industrias do Rio de Janeiro apontou que a engenharia do petróleo está entre as nove profissões do futuro. Com grande oferta de emprego até 2020. Um engenheiro de petróleo tem salário inicial de R$ 3.500,00. E, dificilmente fica desempregado. Como explica o professor Adolfo Pires. Entre seus alunos, todos já tem boas oportunidades de estágio com perspectivas de contratação.

Ele dá aula para 125 alunos da Universidade Estadual do Norte Fluminense em Macaé. O curso de engenharia de petróleo foi o pioneiro em todo Brasil. O acadêmico Henrique Majeste foi atrás deste conhecimento.

Quem trabalha na área pode atuar em refinarias, plataformas, petroleiros e petroquimicas. Além de planejar todo o transporte e produção do petróleo. Alexandre Alves esteve na Conferência Internacional de Tecnologias do Petróleo, que aconteceu mês passado, em Bancock, Tailândia. Agora está de olho no mercado de trabalho internacional.

A perspectiva é tão boa, que já tem estudante de outros cursos migrando para a área. Júlia da Luz estuda biologia mas já pega uma carona no curso de engenharia de petróleo.

Quem já está no mercado de trabalho explica que apesar da oferta de empregos é preciso muito estudo, dedicação constante e responsabilidade diante do novo momento que vive o Brasil com o pré-sal.

Confira no vídeo a entrevista com o Engenheiro de Petróleo, Marcelo Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...