segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Protesto em defesa dos royalties fecha BR-101 Norte, no ES

Manifestantes fecharam totalmente a BR-101 por volta das 8h30 da manhã desta sexta-feira (4), no município de Pedro Canário, na região Norte do Espírito Santo. O motivo do protesto é a nova redistribuição dos royalties do petróleo, aprovada pelo Senado no dia 19 de outubro.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a pista ficou completamente interditada no quilômetro 15 da rodovia, na divisa com a Bahia. Os manifestantes colocaram fogo em pneus para interditar a BR-101 Norte. Um congestionamento de aproximadamente dois quilômetros se formou no local. A PRF esteve na região e o trânsito foi liberado por volta das 11h.


Nova manifestação

Um protesto em defesa dos royalties do petróleo no Espírito Santo foi marcado para o dia 10 de novembro, na Praça dos Namorados, em Vitória. A ideia da manifestação surgiu depois que ficou prevista uma possível aprovação do Projeto Substitutivo de Lei (PSL) do senador Vital do Rego (PMDB-PB), que prevê que a fatia da União nos royalties dos campos já licitados caia dos atuais 30% para 20%.


O ato político está marcado para as 16h e a expectativa, segundo o governo, é unir forças para sensibilizar as autoridades nacionais. "Queremos que elas encontrem soluções para que o Espírito Santo não saia prejudicado", afirmou o vice-governador Givaldo Vieira.

Na reunião, ficou decidido que será feita uma panfletagem na Praça dos Namorados e em escolas, para divulgar o assunto. Chamadas na televisão e no rádio também servirão de reforço. A manifestação, que está prevista para começar às 14h, também contará com o apoio de atletas capixabas, que estarão presentes, e shows de artistas do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...