segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Nordeste vai transformar sol em energia

TRANSFORMAÇÂO  O sertão do nordeste vai transformar o forte sol que castiga a região em energia elétrica. A Rio Alto Energia, que trabalha com fontes renováveis, vai construir uma usina solar no município de Coremas, no semiárido da Paraíba. A usina, que terá 50 megawatts (MW) de capacidade, suficientes para abastecer uma cidade com 850 mil habitantes, além de ser a maior do país, segundo a empresa, utilizará uma tecnologia inédita no Brasil.
O sistema promete revolucionar o setor, ao reduzir drasticamente os custos, tornando a energia solar competitiva. A Usina Termosolar Coremas exigirá investimentos de R$ 350 milhões. 


PROCESSO  Em entrevista ao jornal O Globo, Sergio Reinas, disse que o projeto vai usar uma tecnologia chamada Concentrated Solar Power (CSP), que significa energia solar concentrada. Reinas explicou que a tecnologia consiste em coletores parabólicos, semelhante às antenas parabólicas de televisão. Esses coletores captam a radiação solar, que é usada em uma usina termelétrica convencional para geração de energia. Segundo Reinas, esse sistema se assemelha ao de uma usina nuclear, onde o calor gerado pela fissão nuclear é transformado em energia nas instalações convencionais de uma usina térmica.
REGIÂO  Coremas é um município brasileiro do estado da Paraíba localizado na microrregião de Piancó. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[6]. O projeto está sendo desenvolvido pela Rio Alto (70%) em parceria com o Banco Paulista (30%). A RIo Alto foi criada há três anos. A empresa se prepara para abrir capital e encontrar um sócio estratégico do setor de energia, que será o operador do projeto, até o fim do ano.

DEBATE  A Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro promove no próximo dia 25 uma reunião de secretários de Energia para aumentar a adesão dos estados brasileiros à Carta do Sol, conjunto de propostas para estimular a expansão da energia solar e o uso de fontes energéticas limpas e renováveis. No mesmo dia será realizado o Fórum Nacional de Energia Solar – Avanços Tecnológicos e Viabilidade Econômica. O evento pretende difundir conhecimentos sobre o segmento solar, abordando avanços tecnológicos aplicados às cadeias produtivas das novas vertentes sustentáveis da matriz energética brasileira. O evento será realizado na Federação de Comércio do Rio de Janeiro.

NN Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...