quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Impacto para poucos. Royalties para todos?

Diante do vazamento de óleo no Campo de Frade ocorrido no dia 08/11/2011, na Bacia de Campos, localizada no estado do Rio de Janeiro, fica uma pergunta no ar, os outros estados e municípios que não têm produção OFFSHORE, vão também querer dividir os impactos ambientais ocasionado pelo vazamento, ou só querem o dinheiro dos Royalties? 

Os Senadores, Governadores, Prefeitos e a população em geral têm que entender que é possível sim dividir o dinheiro dos Royalties, porém, como fica a questão dos impactos ambientais, sociais e o caos urbano causado pela exploração do petróleo?

Esses são os riscos que os municípios produtores pagam por terem empresas produtoras e exploradoras de petróleo hospedadas em seu território. A respeito do vazamento ocorrido é indiscutível o dano causado ao meio ambiente. Porém, os impactos sociais causados por este tipo de atividade são enormes, os municípios produtores, por sua vez, têm que arcar com toda uma estrutura social: são investimentos em educação, saúde, moradia e urbanismo, fora a migração de pessoas que vêm com a esperança de emprego no setor petrolífero e acabam fixando moradia nos municípios produtores.
Portanto, antes de pensar na distribuição dos royalties para todos os municípios brasileiros, vamos também pensar em uma forma de distribuir todos os problemas e impactos causados por esta arriscada atividade, que é a exploração do petróleo.


Por: Marcelo Martins Sarmento, graduando em Engenharia de Petróleo, Tecnólogo em Petróleo.

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...