sexta-feira, 21 de junho de 2013

Noruega discute tecnologia submarina

Começou na quarta-feira (19), em Berger, na Noruega, a 19ª edição do Underwater Tecnology Conference (UTC) 2013. Organizado pelo Underwater Technology Foundation o evento é realizado anualmente desde 2010 e trata das tecnologias para exploração de petróleo submarina mundial.

'Os Desafios Globais Subsea - Gerenciando o velho e o novo' é o tema central da conferência deste ano. Os atuais desafios desse tipo de exploração foi o tema discutido na mesa de abertura. Trond Olsen, presidente do Comitê Organizador da UTC abriu o evento e lembrou que embora a indústria subsea esteja na vanguard de uma nova tecnologia, grande parte dos equipamentos de produção ainda em uso foram desenvolvido na década de 80.

"Um dos principais desafios enfrentados pela indústria é garantir a inter-compatibilidade do equipamento antigo e novo", diz o chefe do Comitê de Programa da Conferência de Tecnologia Subaquática, Trond Olsen, do NCE Subsea (Centro Norueguês de Excelência Subsea).

Na ocasião, Kristian Siem, presidente da Subsea 7, indicou como motivos para a elevação dos custos de exploração subsea o desenvolvimento de conteúdo local, a escassez de mão de obra qualificada e a crescente complexidade dos projetos.

Dentre os principais desafios tecnológicos subsea listados pelo executivo estão: os fluidos de anti corrosão, o gerenciamento integrado e o ambiente agressivo com elevadissimas temperaturas e pressões.

Também participaram da abertura do evento Damien Miller, embaixador da Austrália na Noruega; Rod Cristie, vice presidente e CEO dos sistemas subsea da GE Oil & Gas; e Jarand Rystad, sócio da consultoria Rystad Energy.

A parte de exposição da UTC reúne 50 expositores e a expectativa é receber cerca de 800 visitantes. Este ano a conferência apresenta mais de 30 trabalhos técnicos. O evento segue até hoje.

*Imagem: Trond Olsen, presidente do Comitê Organizador da UTC/ Beatriz Cardoso.


Fonte: Revista TN Petróleo, Redação
Autor: Maria Fernanda Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...