quarta-feira, 29 de maio de 2013

Terra e mar: o trabalho logístico entre equipes embarcadas e onshore

Cada vez mais o mercado de óleo e gás investe no tema do comportamento humano como fator diferencial para o sucesso, produtividade e bem estar das equipes que trabalham em terra em relação direta com os profissionais offshore e demais da cadeia de óleo e gás. Essa atitude gera bons resultados, pois estes profissionais estão em uma posição estratégica que envolve manejo de metas, relações humanas e empatia, com realidades de trabalho diferenciadas, vivenciadas pelos profissionais envolvidos.
Lembre-se da ideia já muito difundida de que qualquer atividade humana inclui 20% de conhecimentos técnicos e para 80% de fatores humanos. E é consenso que, em diversas situações logísticas na realidade de trabalho dos profissionais que fazem a ponte terra-mar, o fator humano é preponderante na resolução de um problema.
Administrar conflitos, fantasias, reivindicações e exigências de todos os lados exige o treinamento na capacidade de gerar a empatia necessária para que os trabalhadores desta cadeia valorizem-se uns aos outros. Quando uma equipe consegue se colocar no lugar da outra e considerar o quanto seu trabalho é importante, ocorre a verdadeira valorização do trabalho logístico entre equipes.
Diante disto, gestores e profissionais: invistam nas questões comportamentais, atentem aos conflitos entre liderança e equipe, à melhoria de comunicação, à delegação de tarefas, à organização do trabalho e à comemoração do sucesso com suas equipes. Valorizem os profissionais que fazem fluir o tráfego na ponte terra-mar. Certamente haverá resultado prático, traduzido em lucratividade, redução de gastos com tempo e melhor qualidade de trabalho e vida dos profissionais a sua volta.
O autor
Leonardo Cruz é consultor organizacional especializado no mercado offshore e diretor da PORTOMAR T&D. Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Social, Analista Transacional, Coach e Mentor. Contato:leonardo@portomartd.com.br 

Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...