sexta-feira, 1 de março de 2013

Produção de petróleo e gás da Petrobras no país cai 2,5% em janeiro



A produção de óleo e gás da Petrobras no Brasil caiu 2,5% em janeiro comparado a dezembro, informou nesta quinta-feira (28) a companhia. A estatal atingiu a produção de 2,46 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia e 2,36 milhões de boe/dia excluindo o volume que cabe aos seus parceiros.
Somando a produção no Brasil e no exterior, a estatal fechou janeiro com 2,61 milhões de boe/dia, 2,7% a menos que em dezembro.  A produção exclusiva de petróleo (óleo mais líquido de gás natural) da empresa no Brasil em janeiro foi de 1,965 milhão de barris/dia, 3,3% a menos que em dezembro. Somada a participação que cabe aos parceiros, o volume sobe para 2,01 milhões de barris/dia.
A Petrobras reforça que a queda foi parcialmente compensada pelo início da operação do FPSO Cidade de São Paulo no projeto-piloto de Sapinhoá, em 5 de janeiro, e pelo crescimento progressivo da produção do FPSO Cidade de Anchieta no campo de Baleia Azul, no pré-sal da Bacia de Campos.
Segundo a estatal, a queda do volume produzido decorreu, principalmente, do encerramento da produção da plataforma semissubmersível SS-11, que operava o Sistema de Produção Antecipada (SPA) no campo de Baúna, no pós-sal da Bacia de Santos, para preparar a entrada em operação do FPSO Cidade de Itajaí, no mesmo local. O término do Teste de Longa Duração na área de Oliva, no pós-sal da Bacia de Campos, além da parada programada, para manutenção, da plataforma P-33 e problemas operacionais na P-53 (Marlim Leste) e  no FPSO Capixaba (Parque das Baleias), na Bacia de Campos, também contribuíram para o resultado da produção.
Sem avanços
A produção de gás natural - sem liquefeito - dos campos da companhia no Brasil alcançou 64.090 mil metros cúbicos por dia, mantendo-se nos mesmos níveis do mês anterior. A produção total de gás, incluída a parte operada pela empresa para seus parceiros, foi de 70.809 mil metros cúbicos por dia.
Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...