quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Petra Energia começa a fazer testes para explorar gás de xisto no Brasil



Especialista em grandes áreas virgens ou de baixo conhecimento geológico, a Petra Energia é pioneira no Brasil na exploração do gás não convencional, também chamado de gás de xisto. A técnica, que transformou a matriz energética dos Estados Unidos nos últimos cinco anos, terá os primeiros testes feitos no país pela empresa em abril.
"Um sucesso seria o começo de uma possível revolução", disse o presidente da empresa, Winston Fritsch, em evento do setor na Fecomércio Rio. Ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Fritsch migrou para o setor de petróleo e conduz a empresa de olho em áreas com baixa atratividade, mas que acredita ter potencial.
A Petra já chegou a ter 54 blocos desde que foi criada em 2005. Hoje, são 32. Foram vendidos, por exemplo, 21 na Bacia dos Solimões para reforçar os investimentos nas bacias do São Francisco, no Parnaíba e no Amazonas - dessas, só a primeira teria gás não convencional.
Enquanto prepara os testes do gás de xisto, a Petra Energia começará também a gerar caixa. A empresa dá nos próximos dias a largada na produção de gás, ainda da forma comum - numa associação (30%) com a OGX Maranhão (70%). E informou que vai disputar, em maio, o 11º leilão de áreas exploratórias, que terá 289 blocos ofertados.
O foco da Petra Energia continuará sendo encontrar oportunidades para investir em gás terrestre. A empresa também acredita em potencial para óleo em alguns de seus blocos no Parnaíba e no Amazonas, além de já procurar petróleo na África.
No entanto, a maior atenção em relação a essa empresa de sócios brasileiros e canadenses está na exploração do gás não convencional. De 14 poços perfurados na Bacia do São Francisco até novembro, foram encontrados indícios do combustível em dez. Em abril, a Petra Energia começa a testar, pela primeira vez no Brasil, a técnica que permite a extração de gás dessas formações ainda intocadas no país.
Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...