sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Copom projeta aumento de 5% no preço da gasolina em 2013



Após quase uma década com o preço estável, o Banco Central alterou, nesta quinta-feira (24), o seu prognóstico para o aumento do combustível. Segundo o Comitê de Política Monetária (Copom), o litro da gasolina deve subir cerca de 5% este ano.
No fim do ano passado, o BC ainda trabalhava com a hipótese de estabilidade nos preços da gasolina em 2013, segundo o Relatório de Inflação do quarto trimestre, quando a estimativa de alta era de 6,7%. O aumento já era previsto por analistas de mercado financeiro, pois o governo já havia admitido o reajuste.
aumento ficará abaixo dos 15% que a Petrobras vem pedindo desde o ano passado. No entanto, a  preocupação do governo era  com o impacto que o aumento pode ter sobre os índices de preços, elevando a inflação. A estatal vê a crescente diferença entre o preço interno e o comercializado no mercado internacional.
Ainda de acordo com a ata do Copom, pelo cenário de referência do BC, a projeção para a inflação de 2013 aumentou em relação ao valor considerado na reunião de novembro e está acima do centro da meta, de 4,5%. No cenário de mercado, a estimativa também subiu e supera a meta central.
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...