sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Petrobras prevê um reajuste de 6% no preço da gasolina


O preço médio do litro da gasolina em Campos está em R$ 2,99, mas esse valor deve sofrer reajuste de 6%, considerando o plano de negócios da Petrobras até 2016, segundo informou a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, que argumentou, porém, que o governo ainda não definiu como será feito o reajuste.

— Foi premissa do plano de negócios (2012-2016) ter um reajuste de 15% para gasolina e diesel nesse período. Em junho, tivemos reajuste de 3,94% do diesel e de 7,83% da gasolina. Em julho, tivemos outros 6% no diesel. Então, tem uma diferença de 4% no diesel e de 6% na gasolina. Não estou dizendo que isso é aumento. Esse valor é a diferença, que pode ser dada de uma vez só ou em longas etapas (até 2016). Quanto mais agora (ser dado o reajuste), melhor para a Petrobras — ressaltou a presidente da Petrobras.
Em Campos, a notícia já era esperada pela maioria dos donos de postos de combustíveis, que alegou que há tempos não há reajuste na gasolina. “O governo estava segurando esse aumento há tempos e não deverá atrapalhar o movimento, já que os clientes não vão deixar de manter os carros abastecidos com combustível confiável”, afirmou o gerente de posto Leandro Barroso.


Os consumidores, entretanto, não gostaram de saber que terão que desembolsar mais para abastecer os veículos. “O governo vive arrumando desculpas para reajustar os derivados do petróleo e não temos o que questionar, vamos ter que nos conformar e pagar mais caro”, disse o comerciante Antônio Carlos Azeredo.


Foster disse, ainda, que no próximo ano as importações de gasolina vão crescer, mas “menos em relação a 2012”. Segundo ela, a média de importação deste ano vai superar os 80 mil barris por dia. Ela afirmou também que a estatal cumprirá seu orçamento de investimentos neste ano, da ordem de R$ 85 bilhões, e que em 2013 esse também se-rá o nível de investimentos a ser atingido. Graça Foster disse que os recursos viriam do caixa e de captações.

Fonte: Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...