Com o objetivo de promover o crescimento econômico e eliminar os gargalos da infraestrutura brasileira, Governo Federal cria pacotes para reduzir tarifas de energia, lança novos projetos para portos e aeroportos e define mudanças no setor logístico, que envolve as ferrovias e rodovias do país.
O setor logístico brasileiro é o primeiro que vem passando por um momento de transformação. O cenário, que já vinha sendo desenhado pelos números positivos do segmento nos últimos anos, ganhou um impulso maior com a recente criação, pelo Governo Federal, do Programa de Investimentos em Logística (EPL), que pretende investir, ao longo de 25 anos, R$ 133 bilhões em rodovias e ferrovias.
“O nosso objetivo é resgatar as ferrovias brasileiras como alternativa de logística para o país. O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) já foi o primeiro passo nesse sentido. Esse programa dá outros largos passos nessa direção”, explicou o ministro dos Transportes, Paulo Passos, durante evento de lançamento do EPL.
A região portuária também vem recebendo investimentos bilionários. O Governo deverá concretizar o plano de conceder três portos novos, no Amazonas, no Espírito Santo e na Bahia. A Bacia de Santos também será ampliada, com investimentos de US$ 25 bilhões para os próximos três anos. Os recursos serão destinados para a exploração e produção do pré-sal.
Para o vice-presidente da Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal (CBC) e pesquisador de políticas sustentáveis e modais ecoeficientes, Washington Soares, para que a modernização na área portuária dê certo serão necessários à implementação de equipamentos e serviços de alta qualidade e precisão.
"O Porto de Santos, por exemplo, não tem estimulado a vocação para o transporte ferroviário de contêineres. Para fazermos projeções positivas no complexo quanto ao aumento do uso de trens de carga, é necessário investir em uma série de transformações", ressalta Soares.
Aeroportos do Rio
Na região norte-fluminense do estado do Rio, os aeroportos devem receber aportes para expandir suas operações no setor de petróleo e gás. Os investimentos são justificados pelo crescimento da demanda de cargas e pessoas nos aeroportos. Em Cabo Frio, maior terminal da região, os desembarques de cargas subiram 75,7% em 2012. O aeroporto já iniciou a primeira etapa da expansão e receberá investimentos de R$ 60 milhões até 2014.
(As informações que compõem está matéria foram cedidas pelo colaborador Washington Soares, vice-presidente da Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal (CBC) e pesquisador de políticas sustentáveis e modais ecoeficientes)
Fonte: NN - A Mídia do Petróleo
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