terça-feira, 2 de outubro de 2012

Petroleiros adiam decisão sobre início de greve


Os petroleiros adiaram para a próxima quarta-feira (03) o prazo para que a Petrobras apresente contraproposta salarial. Caso não haja avanços nas negociações, uma greve por tempo indeterminado pode ocorrer a partir do dia 11, disse a Federação Única dos Petroleiros (FUP).


O Conselho Deliberativo da FUP decidiu, na última sexta-feira (28), prorrogar o prazo para o acordo. Uma nova reunião já foi marcada pela federação para quinta-feira (04), dia seguinte ao encontro com a Petrobras.  A orientação é que os sindicatos realizem as assembleias de 05 a 10 de outubro para que os trabalhadores se posicionarem sobre o indicativo.

Até o momento, a entidade participou de três negociações com a estatal, sem que houvesse um acordo definitivo. Na semana passada, os petroleiros paralisaram suas atividades durante 24 horas em todo o Brasil, com adesão de 90% dos trabalhadores da categoria.

A greve teve como objetivo pressionar a Petrobras a apresentar uma nova proposta que contemple as principais reivindicações dos petroleiros. A categoria exige aumento real de 10% nos salários. Os manifestantes alegam que a oferta representaria um ganho entre 0,9% e 1,2% acima da inflação, a atual proposta da estatal de 6,5% de reajuste foi rejeitada massivamente em todas as assembleias.  

De acordo com a FUP, esta negociação trata de questões econômicas, pois as clausulas sociais fechadas no ano passado valem até 2013. A data-base dos petroleiros é 1º de setembro.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...