sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Petrobras volta a defender 25% de etanol na gasolina


A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster,  voltou a defender o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina dos atuais 20% para 25%, aliviando as importações do combustível pela estatal.



"Assim que o etanol voltar a ocupar novamente 25%, nós ficaremos muito satisfeitos porque o perfil das nossas novas refinarias é para a produção de diesel, que tem uma demanda no Brasil impressionantemente grande. Então, a melhor solução para a gasolina é o etanol voltando a 25%, aí a gente importa menos gasolina", disse Graça Foster, durante coletiva de imprensa em evento em São Paulo ontem (04).

O preço da gasolina no mercado interno é inferior ao do mercado externo.  Isso porque o Governo não permite o repasse da volatilidade dos preços do petróleo para os combustíveis. O aumento do percentual da mistura permitiria aliviar as perdas da estatal, que também aumentaria a produção de etanol. No 2º trimestre, o prejuízo anunciado pela Petrobras foi de R$ 1,3 bilhão, o primeiro em 13 anos.

A Petrobras havia solicitado, no meio deste ano, ao Ministério de Minas e Energia o aumento da mistura do etanol anidro. O Governo reduziu a mistura no segundo semestre do ano passado para 20%, em função de uma falta de etanol no mercado, mas tem dado sinais de que poderá aumentar o percentual de etanol anidro na gasolina.

Graça Foster disse ainda que a estatal voltará a produzir 2 milhões de barris de petróleo por dia até o final do ano. A produção diária da Petrobras está abaixo da média de 2011, de 2,022 milhões de barris/dia. Em agosto, a empresa teve a menor produção do ano, com 1,92 milhões de barris/dia.


Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...