terça-feira, 16 de outubro de 2012

Irã pretende causar vazamento de petróleo para bloquear Ormuz


O chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Mohammad Ali Jafri, elaborou plano para causar um desastre ambiental no Estreito de Ormuz que bloquearia as exportações de petróleo. O intuito é forçar as potências ocidentais a retirarem as sanções econômicas impostas a Irã, afirmou a revista alemã Der Spiegel.


A revista destacou que o plano iraniano tem como objetivo lançar um navio petroleiro contra rochas no estreito, situado na entrada do Golfo Pérsico. "O objetivo é bloquear o transporte temporariamente por meio da contaminação, para "punir" Estados árabes adjacentes que são hostis ao Irã e para forçar o Ocidente a participar da limpeza em grande escala - e possivelmente, deste modo, suspender as sanções contra Teerã", disse a Spiegel.

A revista não forneceu fontes para a notícia, mas relatou que os serviços de inteligência do Ocidente estavam estudando a possibilidade do vazamento de petróleo. De acordo com a Spiegel, a autorização para execer o plano precisaria apenas da aprovação do supremo líder do Irã, aiatolá Ali Khamenei para ter início.

A economia do Irã está decadente em conseqüência das sanções impostas pelos países ocidentais. Segundo as potências mundiais, o país asiático está produzindo urânio enriquecido a 20% para fazer bombas atômicas. O Irã afirma que a produção do minério é para uso pacífico.

Estreito de Ormuz

O estreito é uma via marítima estratégica por onde transita mais de 40% do petróleo mundial e 20% de transporte marítimo mundial. Passam diariamente de 16 a 17 milhões de barris de petróleo em Ormuz, que possui extensão com 54 km de largura mínima. O trecho mais largo não supera 100 km.


Fonte:  Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...