terça-feira, 11 de setembro de 2012

Petrobras afirma que Premium II terá padrão internacional


As refinarias de petróleo Premium I, no Ceará e Premium II, no Maranhão, ainda em fases de elaboração de projetos, serão construídas de acordo com os padrões internacionais. A informação foi repassada pelo diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Petrobras, José Antonio de Figueiredo, durante apresentação do detalhamento do Plano de Negócios e Gestão da Companhia para o período 2012-2016, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, na última semana.

"Nosso desafio na Engenharia é cumprir o planejado no Plano de Negócios e Gestão da companhia, em termos de prazos, investimentos e conteúdo local", declarou Figueiredo. "Nesse plano, acrescentamos a letra G, de gestão. Temos que fazer tudo com a melhor gestão, priorizando um bom planejamento, que é a primeira tarefa para a nossa equipe", afirmou o diretor.

Conforme disse, todos os projetos da Companhia têm sido acompanhados de perto através das curvas S de desempenho, que consistem no acompanhamento detalhado dos cronogramas físico e financeiro dos projetos, permitindo corrigir eventuais distorções.

Na oportunidade, Figueiredo reforçou a importância do volume de investimentos a ser realizado pela Petrobras, entre 2012 e 2016. Ao todo serão US$ 236,5 bilhões, com foco nas atividades de Exploração e Produção.

Carteira de projetos

O diretor reforçou que "poucos países no mundo têm uma carteira de projetos com tantas oportunidades. Temos que transformar esses projetos em realidade, gerando emprego e desenvolvimento sustentável para o país". De acordo com ele, Nos últimos cinco anos, 63% das descobertas em grandes profundidades foram realizadas no Brasil.

Entre os investimentos para o segmento de Exploração e Produção, foram desenvolvidos projetos de várias plataformas, além de outros projetos ligados ao Programa de Modernização da Frota (Promef). Entre os projetos em desenvolvimento para os próximos anos está a construção, já iniciada, dos oito FPSOs replicantes para o pré-sal da Bacia de Santos.

Plataformas

A produção em série de plataformas idênticas permitirá padronização dos projetos e equipamentos e atendimento às métricas internacionais, além de maior rapidez no processo de construção e ganho de escala, com consequente otimização de prazos e também de custos.

Figueiredo destacou ainda, a política de conteúdo local e observou a importância do ganho de competitividade da indústria brasileira de bens e serviços para o segmento de petróleo e gás. Ele lembrou que para que os investimentos possam ser realizados, a Companhia tem focado em ferramentas de gestão. 


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...