quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Petrobras e Vale devem explorar área de petróleo e minério


Em comunicado à imprensa, a Petrobras e a Vale divulgaram que devem trabalhar juntas em plano estratégico para exploração de petróleo e minério, em Sergipe. O estudo para atuação conjunta das empresas deve ser concluído em outubro deste ano.



De acordo com protocolo de intenções assinado em 13 de abril pelos presidentes Graça Foster (Petrobras) e Murilo Ferreira (Vale), as áreas que compõem a lista de interesses entre as empresas são: fertilizantes, biocombustíveis, potássio, logística, termelétrica, ativos de óleo e gás.

A subsidiária Petrobras Biocombustíveis e a Vale Energia também avaliam a possibilidade de uma parceria para a produção de combustíveis através de fontes renováveis.

A Petrobras informou que o foco da atuação é o minério de carnalita, rico em potássio, localizado em jazidas terrestres, no Sergipe. O acordo entre as empresas foi firmado sob a presença da presidenta Dilma Rousseff, quando Graça e Ferreira renovaram o contrato que fornece o direito da mineradora de explorar as reservas em terras da petroleira.

Segundo matéria divulgada pelo jornal Estado de SP, “a extração simultânea do minério e do óleo, será considerada um marco significativo da união entre as duas empresas”.

Em nota, a estatal ressaltou que “há estudo conjunto de viabilidade técnica das lavras simultâneas de óleo e gás e de carnalita”.

Produção de Biocombustíveis

A Petrobras Biocombustíveis também estuda com a Vale o início da produção (conjunta) de biodiesel a partir do óleo de palma, mais conhecido como azeite de dendê. A estatal ressaltou que vai priorizar a produção de biocombustíveis no país. O presidente da subsidiária, Miguel Rosseto, já visitou a unidade de extração da Vale no Pará, onde planeja construir mais uma usina de biodiesel.


Fonte: Estado de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...